quinta-feira, 14 de abril de 2011

Crianças e novas tecnologias - bom ou ruim?

Hoje em dia, é muito comum que se veja crianças que trocam as pipas, peões e bolas de gude por horas de video game e internet. Isso é bom ou ruim? Muita gente diz que as crianças de hoje esqueceram o que é brincar. Isso é verdade? Criança é sempre criança. Mas os tempos evoluíram. Então, não seria mais do que normal que as brincadeiras evoluíssem com eles? É certo que as pipas, os peões e as bolas de gude são muito importantes para a socialização do indivíduo. Mas a internet e o computador não podem promover isso também? Não defendo aqui que o pequeno deva ficar trancado em um quarto o dia todo, sem ao menos ver a luz do sol. A questão é que o computador também pode promover o aprendizado e a interação. Basta que se saiba usá-lo e que pais e professores não se isentem da responsabilidade de acompanhar as crianças em suas tarefas diárias. Computador não é babá, muito menos educador. Ele é apenas uma ferramenta de auxílio na produção de conhecimento. Assim, è essencial que o educador seja capacitado para guiar o aluno neste mundo cheio de possibilidades e que também tenha a mente aberta para fazê-lo. Claro que os dias de hoje são bem diferentes daqueles em que fomos criaods. Desta forma, precisamos nos adaptar a este mundo tão cheio de novidades e máquinas. Professor, acredito que ensinar seja aproveitar todas as formas de transmitir conhecimento; mais que isso, provocar no aluno a produção de conhecimento. Uma ferramenta como a rede mundial, que leva o mundo para a sala de aula, não é o que sempre sonhamos? Poder conseguir tudo o que pensamos? Sem precisar de todea a burocracia dos papéis, dos pedidos, dos memorandos, entre outros? O que vocês acham?

2 comentários:

  1. Realmente, nos dias de hoje é quase impossível se desligar dos meios tecnológicos. Desde um simples celular até os tablets de mais alta tecnologia, nosso dia a dia é permeado de gadgets que muitas vezes ao invés de ajudar nossa vida acabam é atrapalhando. As crianças de hoje não querem mais saber de saber somar, dividir, multiplicar, dividir sem o auxílio da calculadora. É tudo simples hoje em dia, mas a verdade é que estamos presos demais à tecnologia. Cabe a pergunta; é saudável depender tanto de aparelhos eletrônicos programados apenas para executar operações definidas, abandonando a capacidade analítica-dedutiva do ser humano?

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  2. Oi Caroline, na minha opinião não se trata mais de escolher entre usar ou não as tecnologias de informação e comunicação na escola, mas de selecionar as melhores formas de fazer isso, sempre visando facilitar a aprendizagem. Abraços,
    Silvia Rocha(Pólo Cederj Nova Friburgo).

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